Publicado por: webcinco | novembro 16, 2009

Marighella na Estação Pinacoteca

clip_image001

Carlos Marighella - Foto Divulgação

De 07 de novembro de 2009 a 07 de fevereiro de 2010

 A mostra busca traçar o perfil e a trajetória de vida de Carlos Marighella que nasceu em Salvador em 1911, é possível encontrar cartas, livros, imagens de arquivo, iconografia variada, depoimentos, além de textos do próprio Marighella.  A exposição é em memória aos 40 anos da morte do guerrilheiro comunista, ícone do combate à ditadura militar no Brasil.

A exposição privilegia momentos da vida de Marighella: da infância na Bahia à guerrilha urbana em São Paulo, nos “anos de chumbo” da ditadura militar durante a década de 1960, passando pelo começo de sua militância e clandestinidade, ainda em meados de 1930, as prisões durante o Estado Novo, o período como deputado federal e a volta à vida clandestina no período de caça aos comunistas, em 1948. 

 Segundo os curadores Isa Grinspum Ferraz e Vladimir Sacchetta a mostra “visa traçar o perfil e a trajetória da vida de Carlos Marighella” para lembrar os 40 anos do seu assassinato numa emboscada, preparada pelos agentes da repressão política, comandados pelo delegado Sérgio Fleury.

 Textos e imagens fazem referência às diferentes fases da vida do guerrilheiro, sendo que o destaque maior da exposição são os textos inéditos escritos pelo próprio Marighella. Há ainda um vídeo com depoimentos de personalidades como Oscar Niemeyer, Antonio Candido e Armênio Guedes, que compõem o documentário Marighella, de Isa Grinspum Ferraz. “É o homem que nos interessa mostrar, em sua complexidade, dialogando com seu tempo. Procuramos trazer a evolução do pensamento dele, da infância até sua morte”, afirma a documentarista Isa Grinspum Ferraz.

 De 07 de novembro de 2009 a 07 de fevereiro de 2010

 Estação Pinacoteca

Endereço Largo General Osório, 66 – Centro – São Paulo – SP.
Telefone: 113387 0185.
Como Chegar >>

Atendimento: terça a domingo das 10h00 às 18h00.  
Site: http://www.pinacoteca.org.br/
E-mail:
Obs.: Ingresso combinado (Pinacoteca + Estação Pinacoteca) R$ 6 ou 3,00. Grátis aos sábados.

 Postado por Ana Carolina Domingues

Mais dicas de cultura e lazer acesse É Grátis

logo_pequeno


Deixe um comentário

Categorias