Publicado por: webcinco | setembro 9, 2009

Francês no Brasil em todos os sentidos

Até 13 de setembro de 2009.

 A exposição apresenta as influências culturais presentes na nossa cultura e que tem suas origens na França. É possível encontrar culinária, moda, ciência, dança, música e literatura, todas essas formas de arte no Brasil carregam uma forte influência da cultura francesa.

 Uma mostra com grande espaço cenográfico, são14 espaços divididos e separados de acordo com o tema abordado. Além de uma cenografia muito especial (onde, por exemplo, será reproduzida uma típica rua de Paris), a exposição conta com recursos audiovisuais modernos para exibição de vídeos e áudios. A idéia é permeada pelos pontos de contato dos idiomas e culturas dos dois países, Brasil e França. A começar por um pouco das origens comuns do idioma português e francês – e suas diferenças também.

 No primeiro andar do Museu, o visitante encontra um módulo composto por ‘viadutos’ metálicos. Há também réplicas de cenários urbanos, dando a idéia de mescla de identidade entre grandes cidades. O Corredor dos Poetas conta com quatro autores de cada nacionalidade (Victor Hugo e Castro Alves; Baudelaire e Cruz e Sousa; Blaise Cendrars e Oswald de Andrade; Mallarmé e Haroldo de Campos), unidos, para além das épocas, pelo estilo, têm seus textos apresentados nos dois idiomas.

 A exposição faz parte do calendário do Ano da França no Brasil com curadoria franco-brasileira: à frente do lado francês do projeto, estão Henriette Walter, lingüista, e Benoit Peeters, teórico, crítico e roteirista. Pelo Brasil, a curadoria é do poeta e doutor em francês Álvaro Faleiros, com consultoria do escritor Milton Hatoum. Essa é a primeira mostra binacional do Museu “Será um novo desafio que enfrentaremos com sucesso: levar ao público o diálogo entre duas culturas, não somente no universo literário e do idioma”, explica Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.

 Serviço

Museu da Língua Portuguesa

De terça a domingo, das 10 às 18hs (não abre às segundas-feiras)
Telefone: (11) 3326-0775

Bilheteria: de terça a domingo, das 10 às 17hs
Obs: às últimas terças de cada mês, o horário é estendido até 22hs – bilheterias fecham às 21hs.

Ingresso: R$ 4,00 (quatro reais) – pagamento somente em dinheiro.

Estudantes com carteirinha pagam meia-entrada.

Dicas de cultura e lazer acesse É Grátis

 Postado por Ana Carolina Domingues

logo_pequeno3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: