Publicado por: webcinco | agosto 19, 2009

Guy Bourdin – A Message For You

 

 

Uma Mensagem Para Você

Até 31/08
Sábado das 10 às 19 horas

  

Divulgação
Divulgação

 

Uma das principais influências para a fotografia contemporânea, o francês Guy Bourdin (1928-1991) introduziu as fotos com grandes planos para a moda, na qual o cenário tornava-se um personagem a mais a se comunicar com a modelo. As suas fotos tinham uma narrativa plástica cheia de fetiche, com um olhar quase sempre hedonista. Bourdin era um cronista da cultura da sua época e através das suas lentes criou imagens repletas de contrastes de cores e de uma tensão erótica entre os ícones da moda, da morte e da própria fotografia.

A liberdade de criação que encontrou na Vogue francesa, onde trabalhou por 30 anos, fez seu trabalho crescer e romper os limites dos editoriais de revista. Suas fotos eram cheias de significados, sempre dramáticos e intensos. Bourdin passeava pelo universo da estranheza, da beleza e do sarcasmo. Com criatividade quebrava todas as regras e se diferenciava das campanhas comerciais de moda. Introduzia a sua própria linguagem visual o que marcava bem o seu estilo.

A exposição A Message For You traz 177 trabalhos do artista, uma viagem a um universo surrealista cheio de fantasia, luxo, glamour, prazer, violência, perigo e suspense – no qual a nudez e o erotismo são tempero especial. A sua liberdade e ousadia redefiniram a estética da fotografia de moda e são referencia até hoje. Cada imagem da mostra é uma narrativa complexa, uma crônica de uma realidade inventada, um objeto da arte de vanguarda que reproduz e questiona os limites de sua época.

 

Divulgação

 Divulgação

Um pouco mais de Guy Bourdin (fonte MuBE)
Nascido em 1928, Bourdin passou boa parte de sua juventude vivendo o pós-guerra em Paris. Em 1954, entrou para a Vogue francesa, onde trabalhou por mais de 30 anos. Nos anos 1970, o fotógrafo já aparecia nas páginas das principais revistas de moda do mundo. Trabalhou também para a Harper´s Bazaar e fotografou campanhas publicitárias para as marcas Chanel, Issey Miyake, Emanuel Ungaro, Gianni Versace, Loewe, Pentax e para a loja de departamentos Bloomingdale´s. Era colega de Helmut Newton, foi pupilo de Man Ray e influenciado pelos surrealistas Magritte, Balthus e Buñuel. Guy Bourdin inspirou trabalhos de artistas como o fotógrafo David La Chapelle e o cineasta David Lynch. Faleceu em 1991.

 

ENTRADA FRANCA

Clique e acesse os sites de Guy Bordin

www.guybourdin.org

www.guybourdin.net

Veja os vídeos:

Museu Brasileiro de Escultura – MUBE

Endereço: Avenida Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo – SP.
Como chegar >>
Telefones: 11 3081 8611. 
Atendimento: terça a domingo das 10h00 às 19h00.  
Site: http://www.mube.art.br/
E-mail: mube@mube.art.br
Obs.: Entrada gratuita. Acesso fácil para deficientes.

Programação sujeita à alteração, antes de sair de casa confirme datas e horários.

  

Postado por Tadeu Loppara 

VEJA MAIS DICAS NOS SITE É GRÁTIS.

 logo_pequeno 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: