Publicado por: Loppara | agosto 7, 2009

Guimarães Rosa, em “Ser tão Brasileiro”, é reverenciado no Sarau Chama Poética

 

Dia 09/08
Domingo às 17h

 

Carlos Navas no Museu Casa de Guimarães Rosa em Cordisburgo – MG, cidade natal do autor - Foto Ronaldo Alves

Carlos Navas no Museu Casa de Guimarães Rosa em Cordisburgo – MG, cidade natal do autor - Foto Ronaldo Alves

A Casa das Rosas faz uma homenagem ao grande escritor brasileiro Guimarães Rosa e traz declamações de Fernanda de Almeida Prado, psicanalista e diretora do evento, e do ator e poeta Alex Dias. O evento gratuito, além disso, apresentará o cantor Carlos Navas com o Espetáculo Lítero Musical “O Feiticeiro das Palavras”.

“Quando escrevo, repito o que já vivi antes. 
E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. 
Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo 
vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser 
um crocodilo porque amo os grandes rios, 
pois são profundos como a alma de um homem. 
Na superfície são muito vivazes e claros, 
mas nas profundezas são tranqüilos e escuros 
como o sofrimento dos homens.”

3

 

O que falar, em poucas palavras, de João Guimarães Rosa (1908-1967), talvez mil letras não fossem suficientes para enaltecer o maior escritor brasileiro de ficção da segunda metade do século 20. Os seus romances mostravam ao leitor uma maneira diferente de ver o país e os livros: ‘Grande Sertão – Veredas’, ‘Sagarana’ e ‘Corpo de Baile’, são exemplos disso e definem o povo brasileiro.

O Sarau Lítero Musical é um encontro de artistas fascinados pelo escritor e a conversa com o público acontece naturalmente fluindo esse sentimento. Carlos também é um leitor interessado e fascinado pela obra de Guimarães Rosa, e vai repartir com os ouvintes as surpresas e a magia do autor. Seu instrumento de comunicação: a voz, ora falada, ora cantada. A leitura de trechos da obra do autor será entremeada por belíssimas canções brasileiras, como “Tristeza do Jeca” (Angelino Moreira), “Uricuri” (João do Valle/José Cândido), “Morro Velho” (Milton Nascimento), “A Terceira Margem do Rio”, parceria de Milton Nascimento e Caetano Veloso, inspirada no conto de mesmo nome e tema do filme de Nelson Pereira dos Santos (94), e “Noites do Sertão” (Milton e Tavinho Moura), também título do longa de Carlos Alberto Prates Corrêa (84), adaptação de contos do livro Buriti. A belíssima “Sagarana”, de João de Aquino letrada por Paulo César Pinheiro, e gravada magistralmente por Clara Nunes, também está no roteiro por ser uma homenagem dos compositores ao livro homônimo.

De uma maneira simples sem grande produção o espetáculo promete encantar o público, pois foi esta a lição maior que Carlos aprendeu como cúmplice atento de Guimarães Rosa.

O espetáculo não é novo, já circulou pelo interior fluminense no Festival de Inverno do SESC Rio 2007, passou por Brasília, Rio e São Paulo (capital e interior) e foi a principal atração da XX Semana Roseana, em julho de 2008, em Cordisburgo (MG), Cidade Natal do autor, quando reuniu 2 mil espectadores em praça pública.

SARAU CHAMA POÉTICA:

Fernanda de Almeida Prado coordena essa série de eventos que vem sendo apresentada desde 2004 em importantes espaços paulistanos, primando sempre pela organização e qualidade e trazendo expressões importantes da literatura, interpretação e música.

CARLOS NAVAS

Carlos Navas - Foto Ronaldo Alves

Carlos Navas - Foto Ronaldo Alves

O elogiado cantor paulistano tem sete discos solo, como o infantil “Algumas Canções da Arca…”, em que faz releituras das canções que Vinicius de Moraes dedicou às crianças. Em seu repertório, reúne ainda autores contemporâneos expressivos como Alzira Espíndola, Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik, Marina Lima e Vitor Ramil. Em seus 13 anos de carreira, vem dividindo o palco com estrelas do porte de Alaíde Costa, Sandra de Sá, Clarisse Abujamra e Tetê Espíndola. Está lançando o CD “Quando o Samba Acabou” – Dedicado a Mario Reis (Lua Music) e o infantil “Canções de Faz de Conta”, sobre a obra de Chico Buarque.

SERVIÇO:

SARAU CHAMA POÉTICA: “SER TÃO BRASILEIRO”
Participações do cantor Carlos Navas, da psicanalista Fernanda de Almeida Prado e do ator e poeta Alex Dias

ENTRADA FRANCA

Clique e acesse o site de Carlos Navas

Veja os vídeos:

Postado por Tadeu Loppara 

VEJA MAIS DICAS NOS SITE É GRÁTIS.

 logo_pequeno 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: