Publicado por: webcinco | julho 29, 2009

Frans Post

Divulgação

Divulgação

FONTE ESPAÇO CULTURAL BM&F

Até 18/9
Segunda a sexta das 10h às 18h

 

Desenhista, pintor e gravador, Frans Janszoon Post nasceu em Haarlem, na Holanda, em 1612. Iniciou-se na pintura na mesma região, seguindo a linha do paisagismo, gênero que predominava na época. Apesar do fascínio por essa atividade, o que podia ser percebido pelo resultado de suas obras, Post era visto apenas como um jovem promissor. Mas uma viagem mudaria para sempre sua vida e a história da arte.

As 58 gravuras, que estarão expostas até 18 de setembro, contam os feitos de Mauricio de Nassau durante os oito anos em que permaneceu no Brasil. A qualidade dos desenhos de Post fez com que, por mais de 160 anos, essas obras fossem a única fonte verossímil da paisagem brasileira disponível na Europa. Até então, as gravuras e as outras ilustrações existentes eram realizadas a partir de relatos de viajantes, o que dava vazão ao caráter fantasioso e pitoresco desses registros. Mas, a partir das pinturas de Post, o novo mundo foi descortinado para os europeus.

As gravuras do artista têm como característica principal a descrição dos espaços abertos, contrastando os altos do céu com as baixas linhas do horizonte. A vegetação contrapõe-se de forma simplificada, sem perder a riqueza dos detalhes. Os filetes metálicos, retirados pela ponta do buril, projetam nas placas de cobre a fauna e a flora desconhecidas, transbordando serenidade e detalhes com características informativas.
Um dos conjuntos mais expressivos desta exposição reúne as dezenove vistas das localidades do Nordeste brasileiro sob o controle dos holandeses. Intitulado “Vistas das Localidades Holandesas”, cada gravura que compõe a obra traz a imagem dos respectivos brasões desenhados pelo próprio Nassau. A sessão “Frotas e Batalhas”, que descreve, em oito trabalhos, as batalhas navais e terrestres de Nassau durante o domínio holandês, e um grupo de “Mapas e Plantas do Nordeste”, consagrado como a melhor cartografia brasileira da época, são outras preciosidades que fazem parte desta exposição.

Também poderá ser apreciado na mostra o livro Frans Post (1612-1680), Catalogue Raisonné, de Pedro Corrêa do Lago e Bia Corrêa do Lago. Em reconhecimento à importância do trabalho do artista, a Bolsa patrocinou, em 2007, a publicação da versão em inglês desse livro. Primeiro levantamento da obra completa de Post publicado no Brasil, reúne mais de 400 ilustrações, que reproduzem 155 óleos, 57 desenhos e 35 gravuras, atualmente expostos em museus e coleções particulares em todo o mundo.

Grátis.

Espaço Cultural BM&F

Endereço: Praça Antônio Prado, 48 – Centro – São Paulo – SP.
Como Chegar >>
Telefones: 11 3233 2826.
Atendimento: segunda a sexta, das 10h00 às 18h00.

Programação sujeita à alteração, antes de sair de casa confirme datas e horários.

Por Ana Carolina Domingues 

VEJA MAIS DICAS NOS SITE É GRÁTIS.

 logo_pequeno 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: