Publicado por: webcinco | junho 15, 2009

GAINSBOURG – ARTISTA, CANTOR, POETA…

Até  07/09
Terça a sexta, das 13h as 22h; Sábados, domingos e feriados, das 11h as 20h.




  SergeGainsbourg com a modelo JaneBirkin, com a qual foi casado. Jane é a famosa voz que sussurra na clássica canção  Je T’aime Moi Non Plus – Foto divulgação


A exposição sobre o ícone frânces Serge Gainsbourg, que integra o Ano da França no Brasil, é a maior já feita em sua homenagem, apresenta diferentes aspectos da obra do artista, cantor, poeta e cineasta, que durante quarenta anos criou interelacionou palavras, imagens e música, e até hoje é fonte de influências.


A exposição foi apresentada inicialmente na Cité de La Musique, em Paris, entre outubro de 2008 até março deste ano, e agora neste mês faz sua primeira excursão internacional no Brasil. No espaço reservado às obras de Gainsbourg o público poderá encontrar 24 instalações visuais e sonoras, que reúnem trechos de filmes, vídeos, making offs, entrevistas, fotografias, reproduções de documentos e diversos depoimentos de artistas que conviveram e colaboraram com a obra de Gainsbourg.


Serge Gainsbourg (Lucien Ginzburg) (2 de abril de 1928, Paris — 2 de março de 1991), nasceu em Paris, filho de judeus russos que que vieram para França fugidos da Revolução de 1917. O pai também era músico e tocava piano em clubes parisienses.


A mudança do seu nome: Lucien Ginzburg, para Serge Gainsbourg ocorreu no final da década de 50, alguns anos antes de gravar o seu primeiro disco em vinil em 1958, Du Chant à la Une! Mas a sua carreira só decolou em 1966, em meio à febre das Ye Ye Girls. Em 1968 iniciou um romance com a atriz Brigitte Bardot, com a qual fez parcerias em canções memoráveis.
A sua música de grande sucesso, Je t’aime moi non plus, foi originalmente composta para ser gravada com Bardot, mas a atriz visualizando o escândalo que a música causaria, preferiu abrir mão da parceria. Gainsbourg logo encontrou uma substituta: a atriz inglesa Jane Birkin, que já havia causado escândalo com cenas de nudez em Blow Up, filme de Michelangelo Antonioni.




SergeGainsbourg com a modelo JaneBirkin, com a qual foi casado. Jane é a famosa voz que sussurra na clássica canção  Je T’aime Moi Non Plus – Foto divulgação

SergeGainsbourg com a modelo JaneBirkin, com a qual foi casado. Jane é a famosa voz que sussurra na clássica canção Je T’aime Moi Non Plus – Foto divulgação

A exposição tem a curadoria de Frédéric Sanchez, a homenagem foi concebida pelo Musée de la Musique, com o apoio do INA (Institut National de l´Audiovisuel Français). Em Paris recebeu cerca de 120 mil visitantes. Para o diretor do museu Cité de La Musique, Eric de Visscher, uma das razões do sucesso se deve ao fato de que Gainsbourg era dotado de uma personalidade única e original. “Influenciou não somente diversos gêneros musicais, como também o cinema e as artes plásticas. Essa diversidade do artista foi um dos muitos aspectos que gostaríamos de mostrar aqui”.


ENTRADA GRATUITA.


Os patrocinadores do Ano da França no Brasil são:


Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor,Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de ComércioFrança-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, Airfrance, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.


Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Bradesco, Oi, Fiat, Grupo Pão de Açúcar, Santander, SESC,Serpro, BNDES, Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa, Correios,Infraero, Eletrobrás, Petrobrás.


Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, Culturesfrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura,Governo Federal do Brasil.
 
Ouça Serge Gainsbourg:




SESC – Avenida Paulista


Endereço: Avenida Paulista,119 – Paríso – São Paulo – SP.
Como chegar >>  
Telefones: 11 3179 3700.
Atendimento:
Site: www.sescsp.org.br
E-mail:
Obs.:


Programação sujeita à alteração, antes de sair de casa confirme datas e horários.


Postado por Tadeu Loppara


VEJA MAIS DICAS NOS SITE É GRÁTIS.


logo_pequeno 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: