Publicado por: webcinco | junho 2, 2009

Concerto pra quem quiser tocar

Piano na Estação da Luz: Toque-me, sou seu.

 

Indo para o Parque da Luz não teve jeito, desci na Estação Luz do Metrô. E não há como resistir em atravessar a passarela subterrânea que liga o metrô à estação de trem. Acontece que, desta vez, quando subia as escadas para encontrar a bela estação de estilo inglês, ouvi umas notas musicais e pensei: puxa, que bom, música ambiente!

Subi mais alguns degraus e estranhamente me deparei com um piano. “Eita, saí direto na Sala São Paulo!”. Nada disso, eu me toquei que alguém estava tocando piano no saguão da Estação. Depois fui saber que se tratava do projeto Pianos de Rua – Play me, I’m yours (Toque-me, sou teu).

Quando cheguei, havia algumas poucas pessoas. E em pouco tempo foi se juntando mais gente até parecer uma roda de pagode, mas ao invés do pandeiro, a caixa sonora é o que dava o tom.

Projeto Pianos de Rua: atraindo seu público na Estação da Luz

O interessante é que não se tratava de músicos contratados ou voluntários, era qualquer um que se aventurasse a ficar frente à frente com a caixa marrom cheia de cordas (defino assim porque para mim um piano ainda é algo muito complexo). Músicos amadores passam a ter plateias com mais de 50 pessoas, e o aplauso é sempre certo. Claro que eu não arrisquei a tocar, afinal de contas, não queria dispersar um público tão encantado.

Comecei a reparar no público em volta e percebi que todos estavam fotografando, com apenas uma exceção: eu, uma futura jornalista. Concluí que a sorte não existe, mas o azar sim, pois se eu estivesse com a câmera, certamente o piano não estaria lá. Aí pensei, já que eles estão fazendo o que deveria ser o meu trabalho, deixa eu fazer o que deveria ser trabalho do público comum: relaxar e ouvir. Mas como não sou só azar, encontrei o site do projeto que está repleto de fotos e registros. Não deixem de ver, clicando aqui.

A iniciativa que realmente muda a rotina de quem passa perto do projeto teve início ainda em 2008, durante a Mostra Sesc de Artes. Porém, a ideia do artista inglês Luke Jerram deu tão certo que os pianos continuam a ressoar até hoje.

O quê? Você não sabe tocar? Então junte-se ao meu time: o dos que escutam e batem palmas.

 

Serviço

O que: Projeto Pianos de Rua

Onde: Diversas regiões e espaços públicos da cidade, confira a longa lista aqui.

 

Postado por Clara Campelo

VEJA MAIS DICAS NOS SITE É GRÁTIS.

logo_pequeno

Responses

  1. Eu ouvi sobre este projeto na CBN. Achei lindo, pois incentiva a população a apreciar a música clássica e arriscar uma nota ou outra.
    Não consegui abrir o link do site oficial que você postou, Clarinha (talvez seja problema do meu pc mesmo). Mas nesse dia que ouvi na CBN sobre esse projeto, também ouvi que vão fazer um CD reunindo várias músicas tocadas por estes “artistas anônimos” da Estação da Luz.
    É uma pena que mais pianos não estejam espalhados pela cidade.
    Eu também não me arriscaria a tocar, me juntaria à você e apenas aplaudiria!
    =)

    Beijos

    • Oi Renatta!

      Que bom que voce aprecia o projeto e a música! E que bom que você se identifica com meu grupo, rsss.
      Quanto ao link, também achei estranho porque ontem ele estava funcionando. Quando vi seu comentário fui então conferir o site oficial http://www.pianosderua.com.br e vi que ele está com algum problema… Mas aconteceu de ontem pra hoje! Ontem eu peguei todas as informações… tentei até outros links que tinha por aqui. Bem, amanhã vou ver de novo.

      Um abraço,
      Clarinha

    • Oi de novo Renatta!

      Voltou a funcionar o site do Projeto Pianos de Rua! Consequentemente o link da matéria também.

      Obrigada.
      Um abraço,
      Clara

  2. OiE ! Clarinha! Sabe que eu já toquei num desses pianos…. e olhe que eu nem sei muito bem tocar… rsrsr Foi divertido!!!


Deixe um comentário

Categorias

