Publicado por: webcinco | março 30, 2009

Um Oásis Verde na Capital Paulista

Por Clara Campelo

Aos pés da Serra da Cantareira, zona Norte de São Paulo, existe um oásis de ar puro e uma selva que não é de pedra, ao alcance dos paulistanos. A estrada que dá acesso a esse paraíso tem um nome bem sugestivo: Rua do Horto. Nesta mesma rua encontra-se o acesso ao Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal, e ao Parque Estadual da Cantareira.

Horto FlorestalQue tal então deixar de ser explorado por essa cidade e começar a explorá-la?

Para iniciar a “expedição” com o pé direito, siga as trilhas do Parque Estadual da Cantareira, que possui 8.000 hectares de Mata Atlântica preservada. A trilha da Pedra Grande é uma das mais visitadas por proporcionar um vista única da Cidade, após 3 íngremes quilômetros e umas passadas de disposição. Deixar o stress da vida corrida de cidadão paulistano e vislumbrá-lo bem de longe, é um prêmio merecido pelo esforço de alcançar os 1.010 metros de altitude.

Para quem quer relaxar e respirar um pouquinho de natureza sem ter que gastar tanta energia (e dinheiro), o Horto Florestal é uma boa pedida. Ele oferece um espaço com área de piquenique, play ground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável e lagos. A “trilha do arboreto” é uma opção para os que não querem se alongar muito. O percurso pode ser feito em 30 minutos e é possível apreciar e sentir a natureza entre diferentes famílias de árvores e animais. Os que quiserem aproveitar para fazer uma extensão cultural à programação, vale uma visita ao Museu Florestal Octávio Vecchi, que possui o maior acervo de madeiras da América Latina. Ao seu lado passa o Trópico de Capricórnio que corta o parque. O Horto, que acabou de completar 113 anos, abriga, ainda, o Palácio de Verão do Governo do Estado, além das sedes da Polícia Militar e Polícia Florestal do Estado.

O site do Horto Florestal, infelizmente deixa um pouco a desejar. Mas, em compensação, a revista Veja São Paulo lançou em 2007 um portal com os Mapas e Serviços de todos os Parques da Cidade, que somam mais de 40. Para começar a relaxar e explorar o verde de São Paulo, clique aqui.

Serviços

Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal)

Onde: Rua do Horto, 931

Quando: Todos os dias das 6h às 18h

Quanto: Grátis


Parque Estadual da Cantareira

Onde: Rua do Horto, 1799

Quando: Sábado e Domingo das 8h às 17h

Quanto: R$ 2,00 (grátis para menores de 10 anos e maiores de 60 anos)

Anúncios

Responses

  1. […] consumi-la, e o melhor, é grátis. Vá em um dos mais de 40 parques na cidade e relaxe um pouco, o Horto Florestal é uma boa pedida. Mas se você não quer nem pegar trânsito para não se estressar, vá a um dos […]

  2. Clara, esta ótima a nota. Parabéns. No meu computador, aparecem vários códigos estranhos, que não deveriam aparecer e que eu não vejo nos outros posts.

    • Obrigada professor! Quanto aos códigos, não sei o que acontece, no meu computador estava sem problemas. Tentei até entrar por outro navegador… Farei o seguinte: cada vez que postar, vou pedir para o resto do grupo dar uma olhada nos seus computadores para conferir, assim evitamos esses fantasmas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: