Publicado por: webcinco | março 25, 2009

Arqueologia: desvendando o passado de São Paulo

b3313682645989f7a269b2fd28a6125b15Por Ana Carolina Domingues

 Desde o dia 31 de janeiro de 2009, o Departamento do Patrimônio Histórico abriu ao público a exposição “Escavando o Passado – Arqueologia na Cidade de São Paulo”. Através da exposição o espectador pode conferir a transformação da metrópole chamada São Paulo. Dos colonizadores aos núcleos urbanos, São Paulo tornou-se ponto de referência das grandes cidades.

A exposição mostra, através de fragmentos arqueológicos encontrados nos últimos 30 anos, as tradições e costumes da época, entre os objetos estão pedras lascadas, ferramentas de caça, cerâmica feita por índios, mapas dos principais sítios arqueológicos, rotas fluviais importantes da época, como a elevação entre as áreas inundáveis dos Rios Tamanduateí e Anhangabaú, entre outras curiosidades.

É possível também entender um pouco o modo de vida dos habitantes da época,  o Sítio Lítico, no bairro do Morumbi, abrigava uma oficina onde indígenas produziam artefatos de pedra. Outro fato importante destaca-se a uma urna funerária, que foi encontrada em 1896, onde hoje encontra-se o Cemitério da Quarta Parada na zona leste da cidade.

Escavando o Passado – Arqueologia na Cidade de São Paulo”, possibilita o espectador a  entender e refletir sobre o passado. Um modo de ressurgir na memória do paulistano as centenas  de anos que São Paulo tem de história.

Serviço:

Escavando o passado – Arqueologia na cidade de São Paulo.

Curadoria: Cíntia Bendazzoli (arqueóloga).

Sítio Morrinhos. Rua Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento. Zona Norte.

Mais informações: 2236-6121. 

Visitação: de 3ª a dom., das 9h às 17h.

Grátis

 

Crédito imagem: Prefeitura de SP.

Anúncios

Responses

  1. Adorei a dica!
    Muito legal instigar a curiosidade da criançada.

  2. Tem um errinho bobo na segunda frase do post (Através da exposição O espectador pode conferir a transformação da metrópole chamada São Paulo.) Revise sempre as notas antes de publicá-las, Ana Carolina. A propósito, vcs devem chegar a um acordo sobre o padrão de assinaturas: algumas aparecem no alto, outras no pé dos textos. Prefiro a segunda opção. Obrigado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: