Publicado por: webcinco | março 23, 2009

Para o ônibus que eu quero ler!

Por Rodrigo Arantes

onibus_leitura1A ideia surgiu com o escritor Mário de Andrade, em 1935. Quando era então o primeiro diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, usou a seguinte frase: “Em vez de esperar em casa pelo seu público, vai em busca do seu público onde este estiver”. Essa foi a deixa para criar a Biblioteca Circulante.

A iniciativa já existia nos Estados Unidos desde 1929, sob o nome de Bookmobiles, e na França como Bibliobus. Aqui o primeiro modelo foi construído e doado pela Ford (que na verdade era uma caminhonete e não um ônibus em si) e seu itinerário era o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e Praça da República. Tudo ia bem, mas, em 1942, a II Guerra Mundial trouxe o racionamento de combustível e consequentemente, o racionamento de cultura propiciado pela iniciativa.primeiro_onibus1

Depois disso, o projeto foi retomado em 1979, desta vez por meio de uma Kombi adaptada. Estava criada então a Kombi-Biblioteca. Desde então, através de idas e vindas começaram finalmente a funcionar também os Ônibus-Biblioteca. Em seu acervo estavam obras de literatura infantil, juvenil e adulto, além de histórias em quadrinhos e revistas.

Em 2007, o último grande Ônibus-Biblioteca levava seu acervo de cultura semanalmente por sete itinerários quando ficou preso no trânsito de problemas mecânicos e fez sua última viagem.

Tudo parecia acabado, mas, em 2008, a SPTRANS doou 4 novos ônibus que cumprem agora não 7, mas sim 28 roteiros pela cidade de São Paulo, com prioridade para as regiões menos assistidas culturalmente, ou seja, regiões distantes de bibliotecas públicas. Para ver o roteiro dos Ônibus-Biblioteca, clique aqui. A iniciativa, que agora parece estar com toda a força beneficiando cerca de 60 mil leitores por ano, foi a vencedora do Prêmio Viva a Leitura 2008, na categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e comunitárias.

O preço para ter acesso ao acervo de 130 mil livros é boa vontade de chegar perto do ônibus (serviço gratuito). O horário de atendimento é das 9h30 às 15h00 em todos os roteiros e ainda por cima, o serviço está aberto a novas sugestões de itinerários.

Anúncios

Responses

  1. Adorei!
    O tema do blog é ótimo, além de muito bem desenvolvido por vocês, que escrevem muito bem!

    Beijos!

  2. Ótimo post


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: