Publicado por: webcinco | março 17, 2009

Cara Irlanda!

Por Clara Campelo

cara-irlanda

Esta poderia ser uma saudação formal numa carta, mas na verdade é o nome do evento que quer revelar ao Brasil nossa amiga Irlanda, e celebrar o que temos em comum (cara, no idioma gaélico, quer dizer amigo). Poucos sabem, mas até D. Pedro II já esteve na longínqua ilha. O evento é uma boa amostra da rica e encantadora cultura irlandesa. A abertura oficial é hoje, 17 de março, dia de St. Patrick, padroeiro nacional da Irlanda, e contará com a presença do Embaixador Michael Hoey. As atividades se concentrarão na Livraria Cultura do Conjunto Nacional até dia o 21 de março. Mesmo tendo deixado a pré-estréia para trás, as comemorações não param por aí, depois do dia 21 o evento continua no Memorial do Imigrante.

O Instituto Brasil-Irlanda é o responsável pela organização do evento e, apesar da sua recente existência (pouco mais de um ano),  está indo de vento em poupa. A programação é intensa, entre mostra fotográfica (Imagens e palavras da Irlanda), irish coffe e palestras sobre literatura, música, teatro, turismo, gastronomia e dança, tem até padre dando palestra. Pois é, afinal de contas o país é famosopor sua devoção à St. Patrick (São Patrício).

Podemos dizer que as atrações vão dos pés à cabeça. De James Joyce, famoso romancista, à dança típica irlandesa. A professora de dança tradicional da escola Banana Broadway em Campinas, Fernanda Faez, falará sobre os passos ágeis e ritmados, suas origens e influências. Os temas passeiam pela magia da mística celta que envolve da música ao idioma nativo, o gaélico (o palestrante Stephen Little dará curso da língua na USP). Nem as crianças ficam de fora, na última tarde do evento na Livraria Cultura vai ter uma “contação” de famosas histórias irlandesas. Difícil vai ser ter que escolher.

O que não poderia ficar de fora é o famoso Irish Coffe, que combina o nosso café com o uísque irlandês. Segundo o instituto, durante todo o festival, as melhores cafeterias do Brasil vão destacar em seus cardápos, a bebida que representa a calorosa e saborosa união entre Brasil e Irlanda. Vai ter até aula de como se preparar o verdadeiro Irish Coffee. Para o viciados nessa envolvente bebida, essa é, sem sombra de dúvidas, a mais tentadora das propostas. Depois de tudo isto, poderemos dizer, verdadeiramente, Cara Irlanda!

carainstituto1

Para ver a programação completa, clique aqui.

A participação é gratuita, mas é aconselhável chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência para garantir o lugar.

Os eventos exclusivos da Livraria Cultura acontecerão na loja 151 – Artes – do Conjunto Nacional, localizada na Av. Paulista, 2073. Como chegar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: